Myrtaceae

Psidium ovale (Spreng.) Burret

LC

EOO:

322.306,629 Km2

AOO:

260,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil (Tuler et al., 2020), com distribuição: no estado do Espírito Santo — nos municípios Fundão, Ibitirama, Santa Leopoldina, Santa Teresa e São Roque do Canaã —, no estado de Minas Gerais — nos municípios Passa Quatro e Poços de Caldas —, no estado do Paraná — nos municípios Campina Grande do Sul, Castro, Morretes, Paranaguá, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Tibagi e Tijucas do Sul —, no estado do Rio de Janeiro — nos municípios Nova Friburgo, Petrópolis, Rio Claro, Santa Maria Madalena e Teresópolis —, no estado de Santa Catarina — nos municípios Alfredo Wagner, Garuva, Palhoça, Rio dos Cedros, São Bento do Sul e Vidal Ramos —, e no estado de São Paulo — nos municípios Salesópolis, Santo André e São Paulo.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2021
Avaliador: Eduardo Amorim
Revisor: Monira Bicalho
Categoria: LC
Justificativa:

Psidium ovale é endêmica do Brasil, com registros em diferentes municípios da região sudeste e sul. Ocorre na Mata Atlântica, diferentes fitofisionomias de Floresta Ombrófila. Apresenta EOO= 285088km² e mais de 10 situações de ameaças. Esse valores de EOO e o número de situações de ameaça, extrapolam os limiares para a inclusão da espécie em uma categoria de ameaça. Somado à isso, não existem dados de declínios populacionais para aplicação de outros critérios. Assim, P. ovale foi considerada como Menor Preocupação (LC) neste momento. Demandando assim, ações de pesquisa (tendências e números populacionais) a fim de se ampliar o conhecimento disponível e garantir sua perpetuação na natureza no futuro.

Possivelmente extinta? Não
Histórico:
Ano da valiação Categoria
2012 LC

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Notizbl. Bot. Gart. Berlin-Dahlem 15: 485. 1941. É reconhecida pela lâmina foliar ovada ou elíptica e frutos pequenos e arredondados (Tuler et al., 2017).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Não

Tempo de geração:

Detalhes: range 60 /180
Justificativa:

Segundo as informações fornecidas pelo especialista, o tempo de geração estimado para esta espécie é de 5 – 15 anos (A.C. Tuler com. pess. 2021).

Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Detalhes: Árvore a arbustos com até 3 m de altura (Tuler, Carrijo e Peixoto, 2017). Ocorre na Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila (Tuler et al., 2020).
Referências:
  1. Tuler, A.C., Carrijo, T.T., Peixoto, A.L., 2017. Revisitando a flora de Macaé de Cima, Rio de Janeiro, Brasil: o gênero Psidium (Myrtaceae). Rodriguésia 68, 1323–1331. https://doi.org/10.1590/2175-7860201768414
  2. Tuler, A.C., Proença, C.E.B., Costa, I.R., 2020. Psidium. Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB10879 (acesso em 16 de agosto de 2021)

Reprodução:

Detalhes: Psidium ovale pode apresentar sistema sexual do tipo andromonóico com flores hermafroditas e masculinas no mesmo indivíduo. Flores hermafroditas apresentam ovário 3-locular com 5-7 óvulos por lóculo, flores masculinas apresentam ovário não funcional, com lóculos do ovário colapsados (Tuler et al., 2020).
Sistema sexual: andromonoecious
Referências:
  1. Tuler, A.C., Proença, C.E.B., Costa, I.R., 2020. Psidium. Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB10879 (acesso em 16 de agosto de 2021)

Ações de conservação (4):

Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro (Pougy et al., 2018).
Referências:
  1. Pougy, N., Martins, E., Verdi, M., Fernandez, E., Loyola, R., Silveira-Filho, T.B., Martinelli, G. (Orgs.), 2018. Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado do Ambiente-SEA: Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 80 p.
Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional Lagoas do Sul para a conservação da flora melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas e dos ecossistemas das lagoas da planície costeira do sul do Brasil (ICMBio, 2018).
Referências:
  1. ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 2018. Portaria nº 751, de 27 de agosto de 2018. Diário Oficial da União, 29/08/2018, Edição 167, Seção 1, p. 54. URL https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-pan/pan-lagoas-do-sul/1-ciclo/pan-lagoas-do-sul-portaria-aprovacao.pdf (acesso em 21 de outubro de 2021).
Ação Situação
5.1.2 National level needed
A espécie ocorre em territórios que poderão ser contemplados por Planos de Ação Nacional (PAN) Territorial, no âmbito do projeto GEF Pró-Espécies - Todos Contra a Extinção: Território Campinas - 18 (MG), Território PAT Paraná-São Paulo - 19 (PR), Território PAT São Paulo - 20 (SP), Território Vale do Paraíba - 30 (RJ), Território PAT Capixaba-Gerais - 33 (ES).
Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, Área de Proteção Ambiental do Pico do Goiapaba-Açu, Área de Proteção Ambiental Estadual da Escarpa Devoniana, Área de Proteção Ambiental Estadual de Guaratuba, Área de Proteção Ambiental Estadual do Piraquara, Área de Proteção Ambiental Municipal do Capivari-Monos, Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira, Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Parque Estadual do Guartelá, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Nacional de Caparaó, Parque Natural Municipal Goiapaba-Açu e Reserva Particular do Patrimônio Natural Pau A Pique.

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.